domingo, 4 de dezembro de 2016

CORES, PLANTAS E DECORAÇÃO LIVRE DE REGRAS

http://revistacasaejardim.globo.com

Judith é realmente apaixonada por plantas e elas estão por todos os lados em sua casa. Aqui, algumas espécies que ela cultiva na sala de TV (Foto: Judith de Graaff | JOELIX.com)

Quando era criança, Judith de Graaff acompanhava as transformações que seus pais faziam na casa em que moravam, em Vught, na Holanda. Hoje, aos 34 anos, formada em design gráfico e à frente do blog Joelix, ela carrega a mesma paixão pelo lar que os seus pais tinham. Judith acredita que uma casa com personalidade e agradável é feita pelas pessoas que habitam aquele ambiente e que regras de design de interiores não são exatamente fundamentais. Veja abaixo a entrevista completa com a blogueira e conheça o ninho onde ela vive hoje com o marido e seus três gatos, em Nogent-sur-Oise, na França.

Casa e Jardim | Quando você descobriu seu amor pela decoração?
Judith de Graaff | 
Durante a infância eu adorava reorganizar as prateleiras no meu quarto. Meus pais também amam criar projetos em casa para deixá-la diferente das casas dos vizinhos. Uma vez, por exemplo, eles pintaram uma das vigas de madeira do lado de fora da nossa casa de vermelho vibrante. Era fácil dizer aos meus amigos onde eu morava: na casa com a faixa vermelha.

CJ | Por que você começou o seu blog?
JG |
 Comecei a blogar em 2006 porque queria guardar todos os projetos e referências que encontrava em um lugar só. Logo depois comecei a fazer minhas próprias fotos e produzir o meu próprio conteúdo. É incrível compartilhar tudo o que eu vejo e faço com pessoas do mundo inteiro. Isso nos ajuda a desenvolver nossos próprios conceitos estéticos.

CJ | Qual é a sua maior inspiração para decorar a casa?
JG | 
Cor, luz e conforto. Móveis podem ser realmente bonitos, mas precisam ser úteis também. Não vivemos em um museu e eu faço questão de usar todas as coisas que tenho em casa. E a luz, porque minhas plantas precisam e eu também. Amo a luz do sol :)
CJ | Consegue definir o seu estilo de decoração?
JG | 
Meu estilo é brilhante e colorido: nossos pisos, paredes e tetos são brancos, mas nossa decoração é colorida, com muito amarelo, vermelho, azul, menta. E eu adoro plantas em casa também! Tenho uma verdadeira selva urbana. Você entra em nossa casa pelo jardim onde eu cultivo várias espécies e em todos os ambientes é possível encontrar pequenas coleções de plantas.

CJ | O que traz personalidade para a casa?
JG |
 Uma casa com personalidade é criada pelas pessoas que vivem nela. Os designers de interiores podem abrir caminho para um lar confortável, mas eu realmente adoro quando as pessoas apostam no que elas realmente gostam, independente do que está na moda. Lembranças de viagem são as minhas favoritas neste sentido.

CJ | Qual foi a melhor lição que você aprendeu sobre decoração em todos esses anos de blog?
JG | 
Compre menos coisas, invista em peças que vão durar por alguns anos, seja mais sustentável.

CJ | Existe algo que você nunca usaria em sua casa?
JG |
 Laranja. Em minha antiga casa instalei cortinas na cor laranja e meu marido simplesmente odiou. Tirei todas imediatamente, pois ele cresceu nos anos 1970, época que lhe garantiu um trauma dessa cor!

CJ | O que você sonha em ter em casa?
JG |
 Um grande e confortável sofá. Isso está na minha lista de desejos já há algum tempo. Tínhamos um sofá incrível que foi destruído pelos nossos gatos. Depois compramos outros dois de uma qualidade inferior e o resultado é que mal ficamos neles. Sinto falta do nosso antigo sofá.

CJ | Existe alguma peça em sua casa com uma grande história ou um significado especial?
JG | 
Sem dúvida é um letreiro néon que temos pendurado no quarto. Pegamos de um restaurante que estava sendo demolido e foi uma verdadeira aventura para soltá-lo da parede e trazer para casa, porque é uma peça muito grande, mas eu adoro suas formas.

CJ | Para você o que uma casa elegante e confortável tem que ter?
JG | 
Plantas! Elas trazem vida para a casa e purificam o ar.

Na sala de TV da blogueira, o vermelho comanda a decoração (Foto: Judith de Graaff | JOELIX.com)

Quase integrada com a área externa graças às grandes janelas, a sala de jantar de Judith é superiluminada. A mistura do verde com a decoração amarela é bem brasileira (Foto: Judith de Graaff | JOELIX.com)

Vasos de diversos tamanhos com várias espécies de cactos e suculentas trazem uma charme a mais para este cantinho das plantas (Foto: Judith de Graaff | JOELIX.com)

Tons leves marcam a cozinha da blogueira e, claro, as plantinhas não poderiam faltar (Foto: Judith de Graaff | JOELIX.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário